Brocas e Cupins

Cupins

Cupins

Os cupins possuem a importante função de reciclagem da madeira morta quando estão em seu ambiente natural, as florestas. O grande problema é quando eles se instalam em edificações nas áreas urbanas, trazendo danos e prejuízos aos locais atacados. Existem basicamente dois tipos de cupins; são estes os Cupins Subterrâneos onde população nas colônias mais maduras pode chegar até milhões de indivíduos. Sua biologia apresenta três castas distintas, sendo: casal real, os reprodutores de substituição (siriris), operários e soldados. Os ninhos são tipicamente do tipo cartonado, podendo estar alojados em vários locais, desde os pavimentos superiores de edifícios, em árvores e no solo. Já os Cupins de Madeira Seca vivem em colônias estabelecidas em peças de madeira e independentes de qualquer contato com o solo. Os principais sinais de infestação são as pelotas fecais, que amontoam-se no exterior da peça infestada, bem abaixo dos orifícios de expulsão.

Controle: Para combater o ataque de cupins subterrâneos, além do tratamento localizado, devemos estabelecer uma barreira química contínua, formada com a aplicação de inseticida no solo, criando uma camada protetora entre o imóvel e o cupim. Para isso, devem ser feitas perfurações paralelas à parede, com distância de 30 cm aproximadamente, a uma profundidade que permita a saturação do solo com a calda cupinicida, formando uma barreira que impedirá o acesso dos cupins à estrutura do imóvel. Além do solo, áreas próximas às tubulações hidráulicas e elétricas também devem receber tratamento, pois estes locais podem estar sendo utilizados pelos cupins como meio de acesso à estrutura, assim como todas as estruturas de madeira que estão próximas ou em contato com o solo.

Para os cupins de madeira seca será realizada aplicação localizada com cupinicida através de infiltração no móvel com a utilização de agulhas especificas nos orifícios e túneis de movimentação da praga.

Brocas

As brocas são os seres que abrangem o maior número de espécies, com 30.000 conhecidas.

Constantemente confundidas com os cupins (Isópteros), as brocas (Coleópteros) diferenciam-se dos primeiros uma vez que ao invés de deixarem orifícios repletos de pó na forma de pequenos grânulos, deixam o material completamente corroído na forma de um pó fino, como um talco. Além disso, elas não são insetos sociáveis, ou seja, apesar de comporem uma quantidade imensa de indivíduos na infestação de um local, cada um vive independente do outro.

Controle: O controle de brocas é realizado através de aplicação localizada no móvel ou através de expurgo no caso de alimentos.

Brocas e Cupins