Pombos e Traças

Pombos

Pombos

O pombo é uma das pragas que mais podem transmitir doenças e acarretar grandes desconfortos e transtornos ao homem.

Um grande exemplo são as doenças transmitidas como a criptococose, histoplasmose e ornitose, que são dissipadas pela via oral, por meio da inalação da poeira contendo esporos nas fezes secas de pombos, comprometendo os pulmões, sistema nervoso central e causando alergias, micoses profundas, cefaléia, dentre outros sintomas.

E as doenças não param por aí, existe a conhecida salmonelose, causada pela ingestão de ovos ou carne contaminados pela bactéria Salmonella presente nas fezes de pombos. E as dermatites, parasitose causada pelo piolho do mesmo.

Controle: O manejo de pombos consiste em algumas adequações comportamentais (não fornecimento de alimento) e estruturais como a inclinação de superfícies de pouso da ave o emprego de acessórios desestabilizadores vedação de espaços emprego de elementos assustadores como visuais, sonoros, aplicação de gel repelente, emprego de armadilhas de captura, pois por ser um animal selvagem não podemos eliminá-las e sim somente espantá-las dos locais.

Traças

As traças são consideradas importantes pragas em áreas urbanas, infestando roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros, frutas secas, grãos ou outros alimentos armazenados e muitos outros produtos manufaturados.

Na área urbana, podemos identificar três grupos distintos de traças, reunidos em duas Ordens: as conhecidas traças dos livros ou traças prateadas, classificadas na Ordem Thysanura; as traças das roupas e as traças de produtos armazenados, ambas pertencentes à mesma ordem Lepidóptera (mariposas e borboletas).

Controle: O controle consiste da aplicação em aerosol no ambiente infestado sendo aplicado ponto a ponto, resultando em não reinfestação e garantindo a qualidade ao seu meio ambiente.

Pombos e Traças