Roedores

Roedores

Os ratos são conhecidos por disseminar diversos tipos de doenças, dentre elas, a leptospirose, que afeta seres humanos e animais, podendo ser fatal, já que durante as chuvas e inundações essa bactéria, presente desse animal, se espalha nas águas, invadindo casas e contaminando, através da pele, os que entram em contato com essas áreas infectadas, ou até mesmo por meio da ingestão de água e alimentos ou contato com solos contaminados.

Outra enfermidade que é transmitida pelos roedores é a hantavirose, que pode se apresentar como forma de febre hemorrágica, síndrome renal e síndrome pulmonar por hantavírus, provocada por ratos silvestres, encontrados em áreas rurais, porém já são relatados alguns casos urbanos desta doença.

Além de comprometerem a saúde da sociedade, os ratos competem diretamente com os homens por alimentos, uma vez que atacam culturas e produtos armazenados com o rompimento de sacarias e outras embalagens.

E os prejuízos não param por aí, já que todos os setores da cadeia produtiva também sofrem com a ação desses animais. Causando a parada de eletricidade, quando roem os fios provocando grandes danos produtivos.

Todos os ambientes estão sujeitos a invasão de roedores sinantrópicos, para isto a Total Saúde Ambiental desenvolveu uma metodologia com a utilização de estações de monitoramento permanente onde é formado um anel sanitário ao redor das unidades eliminando a possibilidade de invasão da praga e com as avaliações permanentes é possível realizar e informar as medidas de adequação a serem tomadas.

No caso de residências a utilização de rodenticidas, será acondicionado e instalados em locais onde os roedores utilizem como pontos de passagem, alimentação e moradia para o seu consumo e efetivo controle dessa praga.

Roedores