Formigas

Formigas

As formigas podem se defender por meio de uma ferroada, inoculando substâncias peçonhentas, que causam dor intensa e febre, outras, por não possuírem o ferrão, têm o hábito de morder, essa mordida pode ocasionar sangramento e o veneno ser introduzido neste local, o que faz com que reações alérgicas também sejam bastante comuns, podendo ocorrer edema generalizado, inclusive da glote e, também manifestações urticantes.

Por circularem por locais como o lixo, e em todos ambientes tais como hospitais e etc. as formigas domésticas, trazendo em suas patas e cerdas, inúmeros grupos de agentes causadores de doenças, ocasionando diarréias e vômitos.

Em hospitais, as formigas são um perigo em potencial, já que podem se alimentar de restos de materiais infectados, assim como transmitir bactérias e material patológico para pessoas, instrumentos e alimentos que ocasionalmente são destinados aos pacientes, contribuindo para infecções hospitalares.

No ambiente doméstico, algumas espécies instalam-se em aparelhos eletrônicos, por eles apresentarem temperatura adequada para sobrevida e procriação, e liberam uma substância ácida que os deteriora internamente, causando prejuízos.

Controle: A metodologia de controle de formigas é realizada através de iscas atrativas açucaradas com inseticidas biológicos ou iscas para carregamento, no caso de algumas espécies de formigas, e também em produtos em pó seco, todos esses produtos utilizados proporcionam grande segurança e eficácia. Além do tratamento convencional de aplicação liquida localizada, lembrando sempre que o visual representa apenas 20% a 30% do problema.

Formigas