Pulgas e Carrapatos

Carrapatos

São insetos que atuam como vetores de doenças, já que podem veicular agentes patogênicos. As pulgas podem causar doenças atuando como parasitas transmissores (vetores) ou como hospedeiros intermediários.

Como parasitas, causam espoliação sanguínea por se alimentarem do sangue do hospedeiro que, no caso, pode ser o homem. Animais de pequeno porte ou crianças podem desenvolver anemia, no caso de parasitismo intenso, além de provocarem irritação da pele devido à picada, podendo levar a alergias e irritação, com coceira, bem como lesões.

Quando transmissores são responsáveis por disseminarem infestações como o tifo murino e doenças bacterianas, peste bubônica, e febre maculosa.

Controle: O controle efetivo destas espécies deve ser com a utilização de produtos que eliminem o invasor adulto (5% do problema) e possa conter o desenvolvimento das ninfas e larvas e ovos (95% do problema) que se encontram no ambiente sendo este o motivo das reinfestações, de quando o controle não é adotado com produtos adequados; Os produtos devem ser aplicados em todas as áreas, tais como tapetes, estofados, gramado, cama do animal e etc. abrangendo estas áreas com o produto adulticida e associado a um inibidor de crescimento que evita a mudança de estádios larval, assim eliminando as infestações.

Nota: os animais domésticos como, gatos, cachorros estes devem ser tratados em conjunto e constantemente para eliminar a origem de novos focos.

Os carrapatos também podem disseminar doenças onde a principal delas é a Febre maculosa, transmitida pelo carrapato "estrela".

O controle efetivo do carrapato também consiste no controle de adultos e fases jovens e a Total Saúde Ambiental dispõe deste efetivo controle com profissional especialista.

Os métodos de controle são variáveis deste a aplicação em UBV. (ultra baixo volume) e a aplicação localizadas para controle das fêmeas hematóficas (alimentam-se de sangue no caso de mosquitos) e um controle de larvas em águas e matérias em decomposição através de produtos orgânicos e biológicos para a eliminação total dos focos e controle espacial em áreas de vegetação circunvizinhas.

Na região subtropical e necessário o monitoramento constante, e a formação de cultura para que todo cidadão adote medidas preventivas, pois estas espécies trazem grandes problemas a sociedade.

Pulgas e Carrapatos